INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

domingo, 18 de fevereiro de 2018

A diferença entre o sábio e o tolo - está na escolha das ferramentas!

Lamento dizer a vocês que a coisa mais triste na vida é constatar que a única coisa que podemos fazer oito horas por dia, dia após dia, é trabalhar! Não podemos comer oito horas por dia, não podemos beber oito horas por dia, ou fazer amor oito horas por dia. Só o que podemos fazer por um período tão longo de tempo, é trabalhar, razão do homem fazer a si mesmo e aos outros tão infelizes! 

O que o trabalho significa para você? Você o vê como uma atividade que lhes traz mais aborrecimento do que prazer? Vê a diferença entre divertir-se e trabalhar, assim como o prazer e a dor? Vive para trabalhar? Trabalha para viver? Não importa qual seja sua resposta, uma coisa é certa: o trabalho está aqui para ficar!

Uma vida organizada é muito mais eficiente do que outra onde impera o caos. Precisamos nos organizar na forma adequada à nossa personalidade e de acordo com a tarefa a realizar. Ao planejar sua vida, resista à tentação de se tornar excessivamente organizado - isto pode ser fatal para sua excelência! A mesma coisa pode ocorrer ao tentar trabalhar de forma mais inteligente. Lembre-se de que estas ideias são apenas um meio para se alcançar um objetivo e esse objetivo é o de aumentar a eficiência de sua vida.

O homem é um animal que usa ferramentas... sem ferramentas ele não é nada, com elas ele é tudo! Quantas vezes, não se dedicou de maneira esforçada a uma atividade que não deu certo, só para descobrir que se tivesse uma ferramenta, poderia ter economizado uma quantidade enorme de tempo, energia e frustração? Uma ferramenta é qualquer coisa que você utiliza para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

A diferença entre o sábio e o tolo está, muitas vezes, na escolha das ferramentas! O fato é que o desconforto é uma distração que serve apenas para impedir a produtividade. Por que tornar as coisas ainda mais difíceis? A vida já tem a sua dose de desconforto, distração e frustração! 

O ser humano é uma criatura de hábitos estabelecidos; a maior parte de nosso comportamento é orientado por pouco ou nenhum pensamento. Aprendemos a associar determinado comportamento com um dado ambiente. Se não nos esforçamos em adotar hábitos salutares no ambiente de trabalho, todo tipo de hábitos improdutivos surgirão, roubando nosso tempo e energia. Uma maneira de melhorar nossa capacidade de concentração é reservar o local de trabalho apenas para trabalhar!

Quando uma pessoa faz o trabalho de que gosta, não constitui para ela dificuldade alguma trabalhar mais ou melhor do que precisaria para fazer jus ao salário que recebe, por esta razão, todos têm a obrigação de dar o melhor de si no sentido de encontrar aquele trabalho em que se sintam melhor! Lei do sucesso é mostrar que o trabalho que se executa, quando se tem amor pela prática do trabalho por si mesma, nunca foi nem será em vão!

O homem que se dedica ao trabalho de que gosta não conta sempre com o apoio dos amigos íntimos e familiares! Aqueles que fazem o que amam fazer são recompensados com dois prêmios, a saber: primeiro, normalmente o trabalho lhe traz a maior das recompensas, a felicidade, a qual é inestimável; segundo, o seu rendimento quando distribuído por uma vida inteira de esforços, é em geral muita maior, já que o trabalho executado com amor é, na maior parte das vezes, maior em volume e melhor em qualidade, quando se o compara àquele executado exclusivamente por dinheiro! Reflita e pense nisso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário