INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Dor é uma poderosa motivação para a mudança!

Não conheço nenhum fato mais animador do que a capacidade do homem de elevar sua vida pelo esforço consciente! Suponho que esteja empenhado numa contínua melhoria pessoal. Nunca esqueça de se lembrar que: só se progride quando há mudanças - mas não se pode esquecer que nem toda mudança significa progresso, embora todo progresso exija mudança! As pessoas podem realmente mudar? Evidentemente que sim! É só verificar seus paradigmas sobre a mudança. Muitas pessoas têm convicções arraigadas sobre essa situação. São desculpas maravilhosas para não assumirem responsabilidades pela própria vida e rumo a seguir. É verdade que algumas pessoas resistem com mais fervor do que outras à mudança.

Por mais difícil e desagradável que possa ser a mudança, os seres humanos podem - e o fazem com frequência - crescer e mudar para melhor. A ótima notícia é que isso pode se transformar num comportamento adquirido, uma segunda natureza! O processo de transformação pessoal vem sempre através do sofrimento, da percepção, da vontade e da mudança propriamente dita. A maioria das pessoas precisa de algum atrito ou desconforto para sair da chamada zona de conforto. 

Desejada ou não, a dor é uma poderosa motivação para a mudança! A principal fonte de mudança pessoal é a dor. Se você não sente dor, raramente tem motivação ou humildade suficiente para mudar. É claro que há pessoas que não precisam de uma boa dose de conflito para sair da inércia e promover uma mudança. Mas não é quase sempre a dor ou sintomas desconfortáveis que nos levam a procurar um médico, psicólogos, igrejas, clínicas de emagrecimento, e uma série de outros lugares?

O conflito pode vir de muitas fontes diferentes: um chefe que exige a melhoria das habilidades, crises de relacionamento, dramas familiares, problemas de saúde, feedback negativo dos subordinados, divórcio, separação de casais, conflitos de interesses... a lista é extensa. À medida que esse desconforto ou sofrimento aparecem, é hora da mudança, surgem uma série de sintomas que podem levar as pessoas a desenvolverem melhor suas habilidades nessa áreas. 

Essa compreensão envolve, estar atento para a maneira como seus comportamentos e hábitos podem ser prejudiciais a seus relacionamentos. Envolve também a concordância intelectual de que a mudança é possível, além da disposição para mudar, se desenvolver, crescer e ainda a compreensão clara de que a mudança é extremamente difícil. É preciso considerar a grande liberdade de que desfrutamos, como seres humanos, de refletir sobre a nossa condição, de explorar alternativas e de decidir mudar.

Não podemos esquecer de incluir a palavra Esperança. É dela que deriva a compreensão e a crença de que a mudança acontece: melhora nos relacionamentos, as habilidades passam a fazer parte das pessoas, os conflitos desaparecem, os desejos de interesses se ajustam e você passa a ter uma vida melhor. E passa a ter melhor qualidade de vida!

Para mudar, basta que se esteja comprometido de forma absoluta. Isso significa ter a intensão de mudar e a disposição de aceitar os esforços necessários para alcançar o objetivo com ações concretas. É estar determinado a se comportar de uma maneira diferente muitas e muitas vezes, até que os nossos hábitos estejam consolidados. É uma tremenda bobagem aprender o que é certo e continuar sem fazer o que é certo. Tremenda falta de inteligência! Pense nisso.

Pode ser difícil determinar a intenção e a disposição de mudar. As pessoas podem até dizer as coisas certas, do tipo: Quero crescer e ser o melhor que puder ser, ou Acredito fielmente na melhoria contínua, mas suas ações, deixam transparecer o contrário. Saiba que muitas pessoas apostam na condição de "coitadinhas" para chamar a atenção dos outros, ser alvo de sua comiseração, viver às custas deles, além de outras artimanhas! Mudar exige muita mais do que boas intensões e declarações impressionantes!

Quando os comportamentos são praticados de uma forma sistemática ao longo do tempo, mudanças reais e permanentes podem ocorrer. A realidade é que a mudança duradoura ocorre aos poucos. Quando você melhora um pouco cada dia, coisas grandes começam a ocorrer. Não procure por melhorias rápidas e grandiosas, busque a pequena melhoria, um dia de cada vez. É o único modo para que aconteça - e, quando acontece, dura! Quando a pessoa está realmente determinada a mudar é importante compreender a dinâmica envolvida em romper os hábitos que controlam nossa vida! Se não resistimos aos sentimentos de desconforto, podemos desistir antes de completarmos o caminho para o crescimento e a melhoria contínua!


Nenhum comentário:

Postar um comentário