INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sábado, 24 de junho de 2017

A importância de uma auto-estima saudável!

A verdadeira auto-estima não é obtida à custa dos outros, nem pela intenção de se tornar superior aos demais, diminuindo alguém para poder se elevar. Ela é o estado de espírito da pessoa que não está em guerra consigo mesmo e com os outros seres humanos! Nunca esqueça que a arrogância, o orgulho, o egoísmo, não combinam com a auto-estima! A importância de uma auto-estima saudável reside no fato de que ela forma a base da nossa capacidade de reagir ativa e positivamente às oportunidades da vida - seja no trabalho, no amor, ou no lazer. Ela é responsável pela serenidade de espírito que nos possibilita desfrutar a existência!

A forma como nos vemos influencia todos os aspectos da nossa experiência: como agimos no trabalho, nos relacionamentos, nas amizades, no amor, na gratidão e principalmente na humildade, onde provavelmente subiremos na vida. Assim, a auto-estima é a chave para o sucesso ou para o fracasso. E também para entendermos a nós mesmos e aos outros. De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos de nós mesmos. Afirmo: uma auto-estima positiva é requisito fundamental para uma vida satisfatória!

Auto-estima reflete o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida, e do direito de ser feliz - respeitar e defender os próprios interesses e necessidades. Se sentir adequado à vida, ser competente e merecedor. Agora, uma auto-estima baixa é se sentir inadequado, desajustado, inconstante, inflexível e manifestar essa inconsistência no próprio comportamento - às vezes agindo com sabedoria, às vezes com estupidez - reforçando o sentimento de incerteza!

A capacidade de desenvolver uma auto-estima saudável é inerente à nossa natureza, pois o pensamento é a fonte primordial da nossa competência, e o fato de estarmos vivos é o bastante para nos garantir o direito de lutar pela felicidade e a certeza de merecer o que há de melhor. Todos deveríamos desfrutar um alto nível de auto-estima! Muitos sofrem com sentimentos de inadequação, insegurança, dúvida, culpa, medo de uma participação plena na vida - uma sensação vaga de não ser bom o bastante. Esses sentimentos nem sempre são reconhecidos e admitidos de imediato, mas eles existem!

É muito fácil nos distanciarmos de uma auto-estima positiva durante o processo de crescimento e o próprio desenrolar da vida. Poderemos nunca chegar a uma visão feliz de nós mesmos, por causa de informações negativas vindo dos outros, ou porque falhamos em nossa própria honestidade, integridade, responsabilidade e auto-afirmação, ou ainda porque julgamos as próprias ações a partir de uma compreensão e uma compaixão inapropriadas. Não conheço ninguém que seja totalmente carente de auto-estima positiva, nem que seja incapaz de elevá-la!

Desenvolver a auto-estima é trabalhar a convicção de que somos capazes de viver e somos merecedores da felicidade, aptos a enfrentar a vida com confiança, boa vontade e otimismo, o que nos ajuda a atingir nossa metas e a nos sentirmos realizados. Desenvolver a auto-estima é expandir nossa capacidade de ser feliz! Se entendermos isso, poderemos compreender o fato de que melhorar a auto-estima é vantajoso para todos. Não é necessário que nos odiemos antes de aprender a nos amarmos mais, não é preciso nos sentirmos inferiores para querermos expandir nossa disposição para a alegria!

Quanto maior nossa auto-estima, mais bem equipados estaremos para lidar com as adversidades da vida. Quanto mais flexíveis formos, melhor resistiremos à pressão de sucumbir ao desespero ou à derrota! Quanto maior nossa auto-estima, maior probabilidade de sermos criativos no trabalho, ou seja, de obtermos sucesso! Quanto maior nossa auto-estima, mais ambiciosos seremos, não necessariamente na carreira ou no âmbito financeiro, mas em termos das experiências que esperamos vivenciar de maneira emocional, criativa e espiritual!

Quanto maior a nossa auto-estima, mais inclinados estaremos a tratar os outros com respeito, benevolência e boa vontade, pois não os veremos como ameaça ou como estranhos, uma vez que o auto-respeito é a base do respeito pelos outros. Quanto maior a nossa auto-estima, mais alegria encontraremos no simples fato de existir, de despertar pela manhã, de viver dentro do nosso corpo e viver em plenitude. 

Nunca esqueça de se lembrar: ninguém pode respirar por nós, ninguém pode pensar por nós, ninguém pode nos dar autoconfiança e amor próprio! Tudo se resume a uma questão de vontade e determinação. Queremos ter sucesso em nossas vidas. Desejamos para nós mesmos o que há de melhor e a chave para tudo isso é uma auto-estima elevada! Temos de aprender novos comportamentos e agir conscientemente.

A mente é nosso meio básico de sobrevivência! Todas as conquistas que nos distinguem como seres humanos se devem à nossa capacidade de pensar. Uma vida bem-sucedida depende do uso adequado da inteligência às tarefas e metas estabelecidas. Esse é o fato central de nossa existência! Nossa consciência é uma escolha, somos livres para expandir, enxergar à frente e fazer uma diferença no mundo. Esse é o significado essencial da nossa liberdade.

Viver conscientemente significa buscar estar atento a tudo o que afeta nossos atos, propósitos, valores, princípios e metas, e se comportar de acordo com o que vemos e sabemos. Significa gerar um estado mental adequado à tarefa que devemos executar. Significa as escolhas que fazemos, tomada de consciência, à honestidade de nossos relacionamentos e o nível da nossa integridade pessoal. Uma pessoa com um alto nível de inteligência e de elevada auto-estima não se sente mais adequada à vida ou mais merecedora de felicidade do que uma pessoa de elevada auto-estima e inteligência modesta!




Nenhum comentário:

Postar um comentário