INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sábado, 25 de março de 2017

Não resista à mudança!

Seja tolerante com os erros dos outros. Não resista à mudança. Você pode ficar isolado e ser acusado de criar problemas e obstáculos. Considere a mudança um desafio! Procure novas oportunidades no processo de mudança. Despenda sua determinação, seu esforço, sua energia, fazendo com que ela dê certo ao invés de ficar ressentido e lutar contra a mesma. Agarre a oportunidade de reinventar o futuro, ao invés de redesenhar o passado! Lembre-se: raiva, frustração, sentimento de culpa e ressentimento não oferecem benefícios!

O seu futuro - o modo como você se sente em relação a ele, a si mesmo e a tudo mais - é decorrente das decisões que você define e da perspectiva que você adota em relação às coisas. Afirmo: a vida é um dom e quando a recebemos ganhamos também a oportunidade de decidir o que fazer com ela. O caminho e o objetivo da sua vida serão traçados em um mapa criado por você! Às vezes olhamos para o que as outras pessoas têm e queremos tê-lo também em vez de pensar naquilo que realmente nos motiva, que realmente queremos e de que precisamos. Não se compare com os outros, faça o melhor que estiver ao seu alcance, procurando sempre progredir!

Afirmo com muita convicção: a satisfação na vida está relacionada às experiências com a família e aos amigos - aqueles que participam regularmente da nossa vida - e não tem relação com as pessoas com quem temos contatos breves ou irregulares. Aquilo que nos realiza e que nos traz satisfação no dia a dia é o que realmente constitui a nossa verdadeira felicidade! Nunca perca isso de vista, mesmo ante o sucesso e a riqueza dos outros. ´É preciso tomar consciência, seguir seu íntimo e realizar da melhor maneira possível sua vocação.

Cada relação é diferente da outra. As pessoas são complexas demais, têm inúmeras facetas e não podemos esperar que reajam todas da mesma maneira! Esta é a realidade: as pessoas são diferentes e é impossível agradar a todas! Pense um pouco: as pessoas têm capacidade de ser felizes a partir dos relacionamentos disponíveis e não precisam que todas as relações tenham a mesma qualidade de afeto e afinidade. Compartilhar interesse aumenta e muito a felicidade.

Se os objetivos de uma pessoa não forem coerentes com suas capacidades e possibilidades, irão gerar frustrações, descontentamento e muita insatisfação. Não superproteja ninguém! Ninguém quer que suas pessoas queridas sofram qualquer mal, mas é preciso deixá-las viver suas vidas e passar por suas experiências. Ficar o tempo todo se preocupando  e tentando impedir que façam aquilo que desejam é um risco: aqueles que protegemos não desenvolverão seus próprios recursos e mecanismo de defesa, não crescerão aprendendo com as experiências e nós ficaremos incessantemente preocupados!

Muitas pessoas que não conseguem alcançar seus objetivos afogam-se na decepção. Isto acontece porque elas fixam num objetivo determinado em um momento específico. Mas tanto a vida quanto nós mesmos vamos mudando  e o que era fundamental numa época pode deixar de ser mais adiante. É preciso deixar que seus objetivos evoluam juntamente com as circunstâncias de sua vida. Afirmo: embora os objetivos sejam importantes, podem causar sofrimento, ódio, rancor, frustração, se não formos flexíveis. 

Quando você recebe a conta em um restaurante, você pode olhar o valor total ou prestar atenção em cada um dos itens listados. Na vida é a mesma coisa! Você pode pensar na totalidade das coisas que conquistou ou pode concentrar-se nos episódios específicos da sua vida. Adote a perspectiva que lhes traz mais satisfação. Se você está num momento de desânimo e insegurança, apesar de saber que sua vida foi marcada por vários momentos de grande felicidade e prazer, então concentre-se nesses detalhes.

À medida em que envelhecemos, uma das maiores fontes de ansiedade é achar que nunca teremos chance de realizar aquilo que sempre quisemos fazer, ou terminar o projeto em que estamos trabalhando, ou reparar um relacionamento que se tenha desagastado. Não espere até o fim da vida para descobrir as coisas que você queira ter feito. Pense nessas coisas agora e faça-as! As pessoas que planejam seus trabalhos de forma organizada têm tempo e tranquilidade para refletir, aprimorá-los, nunca se sentem como se tivessem perdido o controle e sentem gosto em fazê-los!

Reserve algum tempo religiosamente e disponibilidade interior para ajudar quem quer que seja, reconfortar ou simplesmente estar com as pessoas de quem você gosta, admira, quando elas precisarem. Você se sentirá maravilhosamente bem e isso aproximará você dessas pessoas ainda mais. Quando seus amigos ou parentes brigam uns com os outros, você compartilha infelicidade. Num momento de conflito, as pessoas precisam de alguém que, com bom senso, sabedoria, generosidade, gratidão e afeto, intervenha para tentar ajudar na reconciliação. Faz um bem enorme à vida!

Não esconda seus sentimentos, seus pensamentos, suas esperanças, sua gratidão. Compartilhe-os com seus amigos e familiares. As pessoas que guardam tudo dentro de si tendem a sentir-se isoladas, acreditando que os outros não as compreendem. Aquelas que compartilham suas vidas sentem-se mais amparadas e felizes, mesmo quando as coisas não correm exatamente como querem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário