INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Não ignore uma parte de sua vida.

Não ignore uma parte de sua vida. Você não pode atender a um setor da sua vida ignorando os demais. Não pode mergulhar no trabalho abandonando a vida familiar e o lazer. Não pode dedicar-se integralmente às tarefas domésticas descuidando-se de sua vida intelectual ou da sua aparência. Você não é uma organização com vários administradores, mas uma pessoa única, integral, com suas necessidades e prioridades. A sua tarefa é levar todas elas em conta e viver de forma tranquila e equilibrada! Para fazer uma diferença na humanidade!

Ouça música. A música tem efeitos positivos em qualquer idade. Ela nos atinge em muitos níveis diferentes, e as nossas músicas prediletas tendem a transportar-nos mental e emocionalmente para lugares e momentos favoritos. A música estimula o cérebro! A música estimula a mente e o corpo, emociona, pacifica, empolga, evoca momentos e lugares que nos fizeram felizes. Exerce um efeito positivo sobre o estado de espírito. Nos faz viajar a lugares maravilhosos e tiram lembranças fabulosas do fundo do baú.

Torça pelo time de sua paixão! Conviver com altos e baixos do seu time esportivo favorito poderá ajudar você a sentir-se parte de uma comunidade e mostra-lhe o que tem em comum com outras pessoas. O legal de tudo isso é que gente de todo tipo encontra algo em comum. Na vitória ou na derrota, o mecânico, o médico, o professor, o advogado, o dentista, o garçom, o porteiro, o agricultor, o pescador, o feirante, o peixeiro, o prefeito, um cidadão comum, têm um interesse e uma paixão em comum, além de um tema de discussão. Se andarmos pela rua, ouviremos conversas sobre o time e sentiremos imediatamente que fazemos parte de uma comunidade, que algo nos une a nossos vizinhos e ao resto da cidade. Torcer pelo time local tem efeitos positivos, pois permite compartilhar um interesse com as outras pessoas da comunidade e aumenta em muita nossa felicidade e bem-estar.

Siga uma religião. A religião pode apontar-nos o caminho e fornecer um sentido para viver num mundo onde acontecem tantas coisas negativas. A religião pode nos ajudar a desenvolver valores de amor, solidariedade, humildade, simplicidade, generosidade e compaixão essenciais  para a realização e felicidade do ser humano. Há mistérios em todas as partes do mundo. Há perguntas por toda parte do mundo. Afirmo convicto: a religião nos liga a uma dimensão que vai além de nós e oferece respostas e diretrizes, oferecendo principalmente e sobretudo esperança! A importância da fé religiosa em nossa sobrevivência. Práticas religiosas ativas estão associadas a vidas mais longas, mais saudáveis e certamente mais felizes!

Leia sempre. Ler livros traz uma dupla satisfação: a pessoa se distrai e se beneficia do que aprende. Além disso, exercita o cérebro e acumula de sabedoria, o que o deixa extraordinariamente feliz. O que você preferiria ser, uma pessoa que não sabe o que fazer com seu tempo livre ou uma pessoa que deseja ter tempo livre para mergulhar na leitura de um livro empolgante? Uma pessoa que se aborrece numa sala de espera ou uma pessoa que nem sente  o tempo passar porque está entretida com um livro fascinante. Ler ocupa os pensamentos. A leitura, ao se exercitar a imaginação e produzir momentos de deleite, pode contribuir poderosamente para a felicidade. 

Cada relação é totalmente diferente da outra. As pessoas são complexas demais, têm inúmeras facetas e não podemos esperar que reajam todas da mesma maneira. Precisamos saber que não é por uma falha nossa, que somos rejeitados por alguém. Esta é a realidade: as pessoas são diferentes e é impossível agradar a todas! Para se sentirem satisfeitas, as pessoas não precisam ter relacionamentos felizes com todo mundo! Elas precisam é alegrar-se com seus relacionamentos felizes e administrar da melhor forma possível os relacionamentos problemáticos. As pessoas têm capacidade de ser felizes a partir dos relacionamentos disponíveis e não precisam que todas as relações tenham a mesma qualidade de afeto e afinidade!

Desenvolva uma rotina prática na sua vida diária. Às vezes nos sentimos sobrecarregados pela quantidade e diversidade das tarefas rotineiras. Quer um exemplo? Limpar a casa, arrumar o armário, botar as roupas para lavar, levar nossos filhos à escola, fazer compras no supermercado, preparar o jantar... Ficamos totalmente zonzos, sem saber direito por onde começar, correndo o risco de esquecer alguma coisa. Não é verdade? Então, faça o seguinte: elabore uma agenda, coloque por escrito todas as suas atividades e elabore um roteiro razoável com aquilo que é possível realizar cada dia. Fica tudo muito mais nítido e, em vez de as atividades tomarem conta de você, é você quem passará a controlá-las!

Diga: não tem importância! Um amigo seu é mais rico, mais bonito e mais esperto do que todos os outros. Isso afeta sua felicidade? Não deveria! Afirmo com muita convicção: aquilo que nos realiza e que nos traz realização, nos traz satisfação, nos traz contentamento, nos traz alegria no dia a dia é que realmente constitui a nossa verdadeira felicidade! Não perca isso de vista, jamais, mesmo ante o sucesso e a riqueza dos outros. A sociedade é que mede o valor das pessoas pela riqueza e fama! É difícil ficar imune ao destaque dos outros. Mas você consegue, com certeza! É preciso tomar consciência de que o que realmente importa é seguir seu movimento interior e realizar da melhor maneira possível sua vocação. Isso é que é mais importante!

Não se compare com os outros, faça o melhor que estiver ao seu alcance, procurando sempre crescer, se desenvolver, sempre progredir! A satisfação na vida está relacionada às experiências com a família e amigos - aqueles que participam regularmente da nossa vida - e não tem relação com as pessoas com quem temos contatos breves ou irregulares. A vida é um dom, e quando a recebemos ganhamos também a oportunidade de decidir o que fazer com ela. O caminho e o objetivo da sua vida serão traçados em um mapa criado exclusivamente por você!

O seu futuro -  modo como você se sente em relação a ele, a si mesmo e a tudo o mais - é decorrente das decisões que você toma, das prioridades que você define e da perspectiva que você adota em relação às coisas! Você sabe que a sua vida tem um propósito e um sentido - valorize seus relacionamentos, todas as pessoas são importantes para você, cultive suas amizades, seja uma pessoa positiva, compreenda que a satisfação completa não existe e aceite-se como você é realmente! 

  








Nenhum comentário:

Postar um comentário