INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Não Julgue. Não Critique. Não Condene e não se Queixe.

Em qualquer profissão o indivíduo que possui conhecimentos, mais facilidade em expor as suas ideias e despertar entusiasmo entre as pessoas, por certo, tem a seu favor maior possibilidade de ganho.

O ser humano vive em grande parte dentro dos seus limites. Possui poderes de várias espécies, os quais habitualmente, deixa de usar. O único objetivo é ajudá-lo a descobrir, desenvolver e colher os benefícios dessas reservas adormecidas e não usadas. Educação é a habilidade de enfrentar as situações da vida. O grande objetivo da educação não é o saber, mas a ação! Um profundo e dinâmico desejo de aprender, uma vigorosa determinação para aumentar sua habilidade em lidar com as pessoas. 

Minha popularidade, minha felicidade e meu senso de valor, dependem sobretudo, da minha habilidade no modo de tratar as pessoas. Aprender é um processo ativo. Aprendemos fazendo! Exemplo, quando estiver aborrecido é muito mais fácil criticar e condenar do que procurar entender o ponto de vista alheio. É mais fácil descobrir erros do que motivos para elogios. É mais natural falar do que lhe interessa e sobre o que a outra pessoa deseja. Lembre-se de que não está apenas experimentando adquirir informações. Está tentando formar novos hábitos. E, sim, está tentando uma nova maneira de viver. E tal coisa requer tempo e persistência, além de aplicação diária.

A crítica é fútil, porque coloca um homem na defensiva e, comumente, faz com que ele se esforce para justificar-se. A crítica é perigosa, porque fere o precioso orgulho do indivíduo, alcança o seu senso de importância e gera ressentimentos. Os ressentimentos que as críticas geram, podem desmoralizar os empregados, os membros de uma família e os amigos, e ainda assim, não melhora a situação que tem se conduzido. Compreendemos que as críticas são como os pombos. Sempre voltam aos pombais! Tenhamos em mente que a pessoa a quem vamos criticar ou condenar, possivelmente se justificará e, por seu turno, nos condenará.

Você conhece alguém a quem deseja modificar, aconselhar e melhorar? Excelente! Isso é ótimo! Estou inteiramente a favor. Mas, por que não começar por si mesmo? Se você e eu quisermos evitar amanhã um ressentimento que poderá prolongar-se por décadas e durar até a morte, sejamos indulgentes e não critiquemos pois assunto nenhum justifica a crítica.

Quando tratamos com pessoas, lembremo-nos sempre de que não estamos tratando criaturas de lógica. Estamos tratando com criaturas emotivas, criaturas suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade. Qualquer idiota pode criticar, condenar e queixar-se - e a maioria dos idiotas fazem isso. Um grande homem demonstra sua grandeza, pelo modo como trata outros seres humanos! 

O desejo de sentir-se importante é uma das principais diferenças entre as pessoas e os animais. Quase todo ser humano deseja: saúde e preservação da vida, alimento, repouso, dinheiro e as coisas que o dinheiro proporciona, vida futura, satisfação sexual, o bem-estar dos filhos, uma sensação de importância. Se me disser que se sente importante eu lhe direi quem você é. Isto determina seu caráter. É a coisa mais significativa sobre você!

Considero minha habilidade em despertar o entusiasmo entre as pessoas. A maior força que possuo, é o meio mais eficiente para desenvolver o que há de melhor em um homem -  apreciação e encorajamento!

A diferença entre o elogio e a bajulação? É simples. Um é sincero e a outra é falsa. Um vem do coração, a outra vem da boca para fora. Um é altruísta, a outra é egoísta. Um é universalmente admirado, a outra é universalmente condenada. Experimente deixar um rastro de pequenas centelhas de gratidão à sua passagem. Você se surpreenderá em ver como elas acendem chamas de amizades que iluminarão sua trajetória numa próxima visita. Despertar na outra pessoa um ardente desejo. Aquele que conseguir isso terá o mundo ao seu lado. Aquele que não o conseguir trilhará um caminho isolado. É o indivíduo que não está interessado no seu semelhante quem tem as maiores dificuldades na vida e causa os maiores males nos outros. São entre tais indivíduos que se verificam todos os fracassos humanos!

Se quisermos conseguir amigos, coloquemo-nos à disposição de outras pessoas para fazer por elas certas coisas, coisas que requeiram tempo, energia, desprendimento e meditação. Todos nós gostamos das pessoas que nos admiram. Se quisermos fazer amigos, saudemos as pessoas com animação e entusiasmo. Se você mostrar um verdadeiro interesse pelas pessoas, não apenas conquistará amizades, como também, atrairá clientes para sua empresa. Sempre irradie sorriso de boa vontade!

Se quiser que as pessoas gostem de você, se quiser aprofundar verdadeiras amizades, se quiser ajudar as pessoas e ao mesmo tempo ser ajudados por elas, procure lembrar-se desse princípio: Torne-se verdadeiramente interessado na outra pessoa. Ações falam mais alto do que palavras! Gosto de você! Você me faz feliz! Em que posso ser útil! Estou feliz e satisfeito em vê-lo!

Existe certo grau de satisfação em se ter coragem de admitir nossos próprios erros. Não apenas alivia a sensação de culpa e atitude de defesa, como também com frequência, ajuda a resolver o problema criado pelo erro. Está enganado, reconheça o seu erro rápido e energicamente. A bondade, a aproximação amistosa e a apreciação podem fazer as pessoas mudarem de ideia prontamente que todo o barulho e as tempestades do mundo. Por isso, meu irmão, não julgue. Não condene. Não critique e não se queixe de forma alguma! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário