INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Amor é o que se faz. Não o que se sente.

Amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir absolutamente nada em troca. Um amor que se expressa pelo comportamento e pela escolha, não por sentimento de amor. As pessoas e os relacionamentos são o que há de mais importantes na vida!  Assim, os princípios de construção de uma cultura de excelência aplicam-se ao casamento, à família, aos esportes, aos negócios, à educação - praticamente a qualquer grupo que se possa imaginar. Cultura - refiro-me às suas crenças, seus valores, suas atitudes, seus comportamentos, seus traços e hábitos singulares. Nosso jeito de fazer as coisas!

Construção de companheirismo e comprometimento. Basta ter vontade de crescer. Vontade de mudar. Vontade de melhorar. Quando assume um compromisso, o universo conspira a seu favor para fazê-lo acontecer. Compromisso de criar excelência!

Melhorar nossa cumplicidade - plano de aprimoramento de desempenho. Se livrar dos velhos hábitos, da irritação e impaciência, para melhoramento de nossa expectativa em relação ao nosso desempenho. Sua profunda disposição de compartilhar alegrias, frustrações, realizações e batalhas, com absoluta transparência e franqueza. Nada de postura arrogante e defensiva. Seja exemplo de profundidade, humildade e transparência, concentrando-se apenas no trabalho e nas realizações, para mudar velhos hábitos e modo de agir. Intenção menos ação é igual a zero!

Suas qualidades essenciais: autocontrole, capacidade de ouvir (onde você pratica o amor), de assumir responsabilidade, altruísmo, reconhecimento do outro, honestidade e demais traços de caráter. O conhecimento tem que passar da cabeça para o coração, e do coração para a vida cotidiana. Para muitas pessoas, é longa a jornada que vai da cabeça ao hábito! Com conhecimento, prática e persistência, podemos aumentar nossa eficiência e fortalecer a marca que deixamos nos outros.

Quem tem essa habilidade se compromete com a missão e com a excelência, para conquistar o coração e a mente das pessoas, seu espírito,  sua criatividade e seu compromisso. É preciso engajar as pessoas, fazer com que participem plenamente. Não só com as mãos e pernas , mas com o coração, a mente, a alma e, é claro, contribuindo com sua excelência.

Servir às pessoas é simplesmente dar a elas aquilo do que precisam para ter sucesso. Se você lhe der o que é necessário, elas lhe darão tudo do que você precisar. Servir dando o melhor de si mesmo e se sacrificando pelos outros, é a linguagem universal que todo mundo entende! Servir às pessoas significa atender as necessidades, e não à vontade! Necessidade é um requisito legítimo para o bem-estar de um ser humano.

Amar é o ato de dar o melhor de si pelos outros, identificando e atendendo as suas necessidades legítimas e visando bem delas. A definição clássica do amor diz que: amar verdadeiramente é dedicar-se, dar o melhor de si. Apaixonar-se é o inverso do amor verdadeiro, porque não exige qualquer esforço.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. O amor tudo segue, tudo crê, tudo espera, tudo suporta!

Acho que a melhor maneira de se comunicar que realmente me importo com as pessoas, consiste em construir um relacionamento com cada um e tratá-los como pessoas importantes que realmente são. Mostro minha gratidão e admiração, procurando valorizá-las e valorizar suas contribuições. Um pouco de gratidão e valorização, faz um bem enorme, e ajudam muito. Valorizar - agradecer, demonstrar respeito!

Ouvir é um ato de amor e respeito é um modo muito eficaz de abraçar emocionalmente os outros. A maioria das pessoas não escuta com a intenção de compreender, mas de responder! As pessoas têm profunda necessidade de serem ouvidas. Ter empatia não significa simpatizar com as pessoas, concordar com elas, nem consertar as coisas para elas. Mas escutar procurando compreender é uma imensa ajuda para os relacionamentos. Ser agradável é o grande segredo das relações humanas! Relacionar-se com delicadeza, amabilidade e gentileza. Sempre!

Você tem que ser totalmente comprometido com duas coisas específicas: aprimoramento contínuo e excelência!  Disposição permanente de mudar, crescer e se aprimorar e dar o melhor de si à missão. Nem um ser vivo permanece o mesmo. Ainda que pense que era igual há um ano, a vida passa numa velocidade tão grande que, se não crescermos, andamos para trás. Compromisso com o aprimoramento contínuo e com o crescimento é essencial para as pessoas saudáveis!

Levei anos para perceber que a melhor maneira de destruir o moral de qualquer pessoa é tolerar a mediocridade. Vida - é o que acontece e o que fazemos a cada dia. Quando toleramos a mediocridade, quando deixamos de exigir a excelência, as únicas pessoas a quem servimos somos nós mesmos. A excelência é motivada por si só. A excelência é um hábito!

Meu dicionário define humildade: como característica de ser autêntico, não soberbo, nem arrogante, e demonstrar uma ausência de orgulho excessivo. A pessoa humilde não é pretensiosa, não tem visão aumentada e distorcida dela própria. Ela se vê como realmente é. Como um ser humano falho e esforçado, como qualquer um de nós que veio ao mundo sem nada e que sem nada o deixará. A humildade envolve tirar a máscara do "Eu sou o Maior". A humildade é ser receptivo à aprendizagem!

Talvez alguém de vocês me pergunte, como tenho estado ultimamente: Ainda não estou onde precisaria estar. Mas, estou melhor do que antes. Muito melhor. Ainda verde, mas amadurecendo. E mais feliz e em Paz. E você?...  

  

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário