Lembre-se, a intimidade do casal é algo fundamental no casamento, e vai muito além da relação sexual. Intimidade é abertura e conhecimento íntimo e profundo ao outro. É conhecer o outro em sua essência, na sua alma, seus valores, suas dificuldades naquilo que o constitui: seus anseios, seus medos, suas inseguranças, suas dores, suas alegrias, suas fantasias, seus sonhos... Posso afirmar com muita convicção que a intimidade é construída sobre quatro pilares: tempo, diálogo, confiança e cuidado!
Quando alguém é amigo de si mesmo, passa a ser também de todos os outros! É no amor e na compreensão, que as diferenças se ajustarão sem atrito. Somente através do amor isso pode acontecer. As diferenças individuais não devem ser obstáculos ao amor conjugal. Enquanto o homem é mais fisicamente forte, combativo, mais dinâmico e dotado de raciocínio frio e rigoroso, a mulher é mais graça e encanto físico, cordial e dotada de maior percepção das causas imediatas!
O homem quer ver, a mulher quer ser vista; o homem quer conquistar, a mulher ser conquistada: é a natureza dos seres! Alguém disse que o homem que cala recusa; a mulher que cala consente. Os homens fazem as leis; as mulheres fazem os costumes. Enquanto chora, a mulher estuda novo modo de agir... Não somos iguais; e aí reside a grande beleza conjugal!
Enquanto o coração do homem é o mundo, o mundo da mulher é o seu coração! O homem foi preparado por DEUS para ser pai, esposo e cabeça do lar, a mulher foi preparada para ser mãe, esposa e coração do lar! As mulheres sabem melhor que os homens fazer amizades; elas são mais inclinadas a cuidar de pessoas; são mais capazes de penetrar no interior delas; sabem mostrar interesse pela vida dos outros, seus problemas, seus anseios, e gostam de trocar informações, receitas culinárias, tipo de roupas, e muitos detalhes que passam despercebidos pelos homens.
Diante do espelho... exame interior cada um é muito diferente! O casal deve ser uma só carne, mas não uma só pessoa! Tenha paciência e ouça sua esposa; é uma exigência do amor conjugal! E faça um esforço enorme para detalhar os acontecimentos do dia. É uma exigência do amor! O casal precisa ter amigos e amigas para fazê-las sempre continuar sendo pessoas completas. Nunca esqueça disso: as boas amizades ajudam o casal a ser melhores um para o outro! A comunhão surge do diálogo, do olhar, da linguagem e da realização de tarefas. Não esqueça disso, a descoberta do outro exigirá uma aceitação sincera das diferenças!
Nenhum comentário:
Postar um comentário