INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 3 de março de 2020

Elogio sincero e ponderado e não mera bajulação!

Nossas palavras devem ser para louvar e agradecer a Deus e não para ferir o outro! Quanto mal faz uma palavra fora de hora. Quantas brigas e desentendimentos pode gerar um piada de mau gosto, uma brincadeira impensada! Sabemos que brincando se diz a verdade que às vezes não temos coragem de dizer explicitamente; mas o outro percebe e fica extremamente magoado, furioso, desnorteado, com sentimento de revolta e tudo vira confusão generalizada. É bom afastar esse tipo de brincadeira que pode se tornar um caso muito sério e com profundas mágoas nas pessoas. Evite isso e faça uma faxina mental o mais rápido possível.

Não tem o menor sentido. O respeito ao outro é fundamental! Devemos nos proibir de ofender o outro com pensamentos, palavras e gestos, sob pena de destruir qualquer relacionamento. O amor não permite que você seja uma pessoa dominadora e que desrespeite a individualidade do outro. Fazer cobranças e exigências descabidas. Lembre-se não se pode "coisificar" o outro, sob pena de perdermos totalmente a razão. O amor não permite que você faça brincadeiras de mau gosto, na frente dos outros, só para arrancar risadas!

Muitas vezes é pelo silêncio de um que a calma retorna ao coração do outro! Outras vezes será por um abraço carinhoso, ou por uma palavra amiga. Ou quem sabe o perdido de perdão! Há pessoas que são más porque ainda não foram suficientemente amadas. Nunca esqueça disso: as pessoas, por amor, vão muito além daquilo que a imposição, o dever, a razão e a necessidade obrigam. Todos nós temos a necessidade de ser um "bode expiatório" quando algo adverso nos ocorre. Quantas e quantas vezes acabam "pagando o pato" as pessoas que nada têm a ver com o problema. Infelizmente, isso ocorre muitas e muitas vezes.

O respeito às pessoas é fundamental! Nos livra de aborrecimentos, de discussão, de agir com falta de inteligência, de tomar atitudes precipitadas. Isso não constrói ninguém, pelo contrário prejudica as pessoas. Lembre-se, o comportamento e as atitudes de cada um poderá destruir qualquer relacionamento, qualquer amizade e qualquer compromisso com a prática do bem! A correção do outro deve ser feita com carinho, sem fazer a ferida sangrar! É importante dizer, o quanto é edificante saber elogiar o outro, ao invés de tratá-lo com palavras duras, ásperas, arrogantes!

O elogio sincero tem o poder de transformar as pessoas a serem melhores. Quando revelamos os dons dos outros, o ajudamos a se descobrir e crescer. A serem melhores em todas as circunstâncias da vida. Quero deixar bem claro que o elogio só será benéfico quando for sincero e ponderado, e não mera bajulação; até o mel comido em demasia faz mal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário