INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 5 de março de 2020

A vida não aprecia aqueles que se lamentam. Ela os coloca de lado!

A vida não aprecia aqueles que se lamentam. Ela os coloca de lado. Ela ama aqueles que a amam. Muitas pessoas são ranzinzas, reclama de tudo e de todos, não estão satisfeitas com a vida. Na verdade, o problema está dentro delas e não fora! São pessoas cheias de autopiedade, autoestima, e que se consideram vítimas. Isso é uma tragédia! Ninguém, absolutamente ninguém, suporta viver e conviver com uma pessoa assim, sempre a reclamar e a acusar. Olha meu irmão, tal comportamento azeda qualquer relação e impede o crescimento como ser humano. 

Muitas pessoas têm o péssimo hábito de descarregar sobre os outros os seus problemas e nervosismos. Trazem consigo um mar de reclamações, de lamentações, como se fossem eles os culpados de tudo. Todos nós somos movidos pelo instinto de compensação: quando sofremos precisamos sublimar a dor desabafando, culpando alguém ou alguma coisa pelo que nos aconteceu de errado... E aí cometemos mais injustiça! É preciso atenção para não cair nesse triste erro.

É preciso ter calma e paciência para solucionar todos os problemas do dia a dia, sem culpar as pessoas e sem criar um clima de guerra, medo, pânico e desânimo. Ao invés de ficar reclamando das coisas e das pessoas, é preciso desenvolver um espírito de fé, vivendo um dia de cada vez com otimismo, determinação e ousadia. Aceita um conselho: não tente resolver tudo sozinho, ponha Deus em sua vida e viva sem afetação.

Acredite no amor para resolver suas necessidades. Qualquer problema poderá ser resolvido através da oração, do encontro com Deus e Nossa Senhora. Repito: qualquer problema mesmo! O remédio para as lamentações é substituí-las pela ação de graças e pelo sorriso. Não fique reclamando pelo que você não tem, antes, agradeça a Deus, por tudo aquilo que você já tem. Saiba olhar para trás e ver que há muitos em situação pior.

Agradeça a Deus pelo seu lar, pelo seu emprego, pela roupa que veste, pela sua saúde, pelo alimento de cada dia..., enfim, por tudo. Você vai perceber que a fé vai substituir a tristeza, a solidão, o aborrecimento e a lamúria. Saiba vencer os momentos de irritação. Quando o outro estiver irritado com alguma coisa, você precisa ficar calmo, quieto e ajudá-lo a vencer a irritação. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário