Nossa sociedade está repleta de críticos. Nós até pagamos para ouvi-los. Ao observar a si mesmo e pessoas ao seu redor, preste atenção ao quanto as relações sociais são dedicadas ao ato de criticar. Aí você me pergunta: Por que? É muito mais fácil comentar a forma de alguém fazer alguma coisa do que ser alguém que realiza algo. Observe os verdadeiros campeões, aqueles que mantiveram uma grande superioridade durante um período de tempo. Conhecemos realizadores do mais alto nível. campeões em todos os aspectos. Será que ficam por aí criticando as pessoas?
Os verdadeiros realizadores não têm tempo para ficar criticando os outros. São muito ocupados. Trabalham. E ajudam, ao invés de criticar, os que não são tão talentosos. A crítica, quando construtiva pode ser muito útil. Mas se escolheu o papel de observador ao invés de realizador, você está restringindo o seu desenvolvimento enquanto pessoa. Além do mais pode está se valendo da crítica como forma de se furtar à responsabilidade pela própria insuficiência projetando-a sobre aqueles que estão realmente se esforçando.
É possível aprender a ignorar os que se autodenominam críticos e encontram defeito em tudo. Reconhecer esse tipo de comportamento pode ajudá-lo a eliminar essa situação, podendo assim se tornar um realizador ao invés de um crítico protelador. A crítica tem muita a ver com o tédio e suas consequências. Tédio é uma consequência da crítica!
A vida não é um tédio, mas há pessoas e muitas, que escolhem entediar-se. O conceito de tédio inclui a incapacidade de usar o presente de uma forma pessoalmente gratificante. A crítica como o tédio é uma escolha; algo que impõe a si mesmo um outro hábito de negação pessoal que pode eliminar de sua vida. O fazer nada leva ao tédio! O fazer nada leva as pessoas a fazerem criticas!
O ser humano que se deixa entediar é mas digno de desprezo do que a pessoa entediante! Tem que usar mente de forma criativa. A escolha como sempre é sua. Se não souber agir, permanecerá no mesmo lugar a vida inteira. Saia da mesmice e faça um a diferença no seu mundo e no mundo inteiro.
Fica a dica! Alguns comportamentos que é mais fácil adiar do que entrar em conflito com a crítica ou tédio. Continuar no emprego onde você se sente encalhado, sem possibilidade de progredir. Manter uma relação pessoal já desgastada. Continuar casado ou solteiro, esperando simplesmente a situação melhorar. Recusar-se a trabalhar para resolver dificuldades como sexo, a timidez ou fobias. Evitar o confronto com os outras pessoas como uma figura de autoridade, um amigo, um amante, um negociante, um empregado. Ter medo de mudanças de endereço ou de cidade. Permanece no mesmo lugar à vida inteira! Ser um crítico e usar a crítica aos outros para camuflar sua própria recusa em agir.
Entregar-se ao tédio ou a crítica em qualquer momento de sua vida. É apenas mais uma maneira de adiar e usar a situação de tédio ou crítica como justificativa para não fazer algo mais estimulante. Lembre-se de que nem tudo tem que ser preto ou branco! Você pode, se quiser, permanecer assim para o resto da vida desde que continue a praticar essa ações. Reflita e pense nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário