Todas as relações têm mais de um aspecto. Envolvem muitos níveis de necessidades e desejos. Criar cooperação pode ser uma ideia significativa. As partes ficam abertas e interessadas, estabelecem um elo, tornando-os uma unidade maior, mais robusta. Isso favorece um ambiente com nível baixo de estresse, cria um fluxo de informação que solidifica qualquer relacionamento. Nunca esqueça que a hostilidade se manifesta bloqueando a comunicação e impedindo o fluxo de informações. Não existe cooperação de verdade, só obediência!
A criatividade pode ser estimulada e definida, criando uma atmosfera e revelando vários pontos de vistas. Estimular a indagação é uma maneira de captar e conectar boas ideias, a fim de criar conceitos. A livre troca de ideias de nada adianta se não podermos transformar o potencial criativo em desempenho criativo, promovem conexões criativas. dando a sensação de que existe um ambiente de inteligência. Uma demonstração de animação e envolvimento, gerando energia e compromisso, qualidades dos bons relacionamentos.
Se a informação é o combustível, o questionamento, a indagação, é a fagulha que transforma essa informação em energia, como a essência da eficiência. A verdadeira eficiência pode ser obtida por meio de uma cultura de questionamento, de indagação. Clareza em modificar constantemente a missão! Eficiência é sinônimo de rapidez no aprendizado, capacidade de filtrar as informações, tomar decisões claras e objetivas e prever qualquer problema. É preciso estimular os indivíduos curiosos a bombardear o sangue da informação, a fim de mantê-lo vivo, e em crescimento contínuo e permanente!
Compartilhar as informações, estimular o compartilhamento, serve para preservar o espírito independente para ser eficiente, para reagir rapidamente em qualquer circunstância, para aperfeiçoar suas habilidades. A eficiência surge quando fazemos indagação certa no lugar certo e na hora certa! Sua capacidade de lidar com as diferenças de modo amigável. Escolher o momento certo para cada situação e definir os objetivos mais importantes.
Aprenda que o momento mais importante é agora! A pessoa mais importante é a pessoa que está sempre ao nosso lado. O objetivo mais importante é fazer o bem a essa pessoa. Uma cultura de indagação reconhece essa proximidade, esse foco e esse cuidado! A importância de criar relacionamentos saudáveis e duradouros. Com muita interação pessoal e profissional. Seja audacioso. O que você realmente quer?
Quem é você? Quais são suas decepções? Como melhoraria sua maneira de questionar? Reflita! O homem só se torna tolo quando pára de questionar! Ao buscar informações, você se arrisca a causar confrontos que podem mexer com o ego das pessoas. Quem teme o conflito desestimula a discussão! A tensão resultante cria um efeito corrosivo que age sob a superfície aparentemente calma de qualquer relacionamento. Medo de parecer intelectualmente inferior. É apenas um erro, e não a verdade, que impede a indagação!
Discutir é trocar conhecimento; brigar é trocar ignorância, falta de inteligência! Faz parte da natureza humana tentar convencer os outros de que temos razão. Ter equilíbrio exige que se aprenda a indagar e a ouvir o outro antes mesmo de assumir uma posição. Uma conclusão é o lugar onde você se cansa de pensar! Isso me preocupa: níveis crescentes de tecnologia estão ocasionando a erosão da arte da indagação! O valor da indagação como filtro está claro em responder queixas focadas. A força fragmentada da tecnologia significa que é preciso ter mais cuidado com o tempo. O excesso de informação pode se acumular, impedindo que vejamos a tarefa essencial a ser realizada.
A vida é uma pergunta sem resposta, mas continuemos acreditando na dignidade e importância das perguntas! Há uma sensação generalizada de cansaço, cinismo e indiferença quando não se permite fazer indagação, não gera benefícios. Reduzem sua visão de mundo. Se não lhe permitirem fazer indagação significativa e importante, estarão privando-o de um de seus direitos mais fundamentais! Não se trata apenas de uma questão de liberdade pessoal; é uma questão de autopreservação! Envolvem questões com profundos ecos emocionais, riscos, tolerância, consenso e cooperação!
Estimular uma cultura de indagação é criar uma cultura que valoriza o pensamento! Estar abertos a novas ideias, ser tolerantes, e criar diversidade nas discordâncias. As máquinas possibilitam, as pessoas fazem acontecer! Quem não indaga, questiona, quem não tem que pensar, torna-se uma máquina que pode ser substituída como qualquer outra peça. Pensar é ser tolerante... duas ambições e definições de uma cultura de indagação! Portanto, pratique tudo isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário