INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O poder do perdão em nossas vidas!

O perdão é a chave que abre a porta do ressentimento e as algemas do ódio. É um poder que quebra barreiras, que quebra as cadeias do rancor, da frustração, da manifestação do mal e as correntes do egoísmo. É o elo que faz melhorar relacionamentos, que melhora a prática de fazer o bem, que melhora em muito a nossa determinação, que melhora nossa prática de encontrar o melhor nas outras pessoas. É a ponte que liga nossa vontade à ação de melhorar nosso diálogo e nos levanta quando ficamos de pé, quando formos derrotados. Às vezes sabotamos-nos e somos nossos piores inimigos. As pessoas ou a própria vida nos desferem uma série de golpes violentos e arrasadores! Então, pratique o perdão!

Vamos examinar as topadas que damos na vida, os pequenos acontecimentos desagradáveis e os fatos realmente sérios, capazes de nos mudar a vida que nos desafiam em todas as ocasiões. Não se aborreça com bobagens, com paciência e prática, pode tirar de letra esses contratempos. Tenha a capacidade de ouvir, de tornar inspirador cada momento assim. Acho que você concorda que rir de nossos problemas é mais eficaz do que chorar!

Afirmo convicto: a maioria esmagadora dos nosso problemas está em nossa mente e nunca acontece realmente na vida! Precisamos de inteligência, fertilidade de recursos, paciência, tolerância, tato e coragem para enfrentar os problemas de todos os dias. Se todos nós começássemos a procurar mais problemas e aprendêssemos a enfrentá-los com bom humor e boa capacidade de julgamento, como oportunidade, e não como irritações, seríamos promovidos a uma taxa surpreendente. Meu amigo, meu irmão, você não pode resolver um problema até que reconheça que o tem e aceite a responsabilidade por resolvê-lo!

Faça uma faxina mental, livre-se desses atritos, encontre formas de resolver qualquer conflito que está lhe afligindo. Aquele que não puder perdoar os outros destrói a ponte sobre a qual ele, também, vai passar!  Através do perdão você remove os tijolos da raiva, do ódio e do ressentimento. A carga torna-se tão mais leve que você pode mover-se para qualquer direção, muito mais suave. E desfruta do benefício de saber que, perdoando, fez as pazes com o passado e poderá concentrar-se no presente! Esse fato lhe dá a liberdade de crescer, se desenvolver e tornar-se a pessoa que pode ser, garante-lhe um futuro mais brilhante e leva-o na direção de um final feliz. 

A sabedoria e o bom senso são de importância fundamental para o processo de seu crescimento pessoal. Uso correto do conhecimento na tomada das decisões certas. A leitura da Bíblia é uma tremenda injeção de confiança! O medo de alguma coisa é um destruidor do pensamento positivo. Aí, afirmo: quando perdoa e aceita em seguida a responsabilidade pelos seus atos, você retira um pesado fardo de cima dos ombros! Retirado esse peso, você adquire uma atitude e perspectiva nova sobre a vida. Enquanto sentir raiva, rancor, ódio, ressentimento contra pessoas, você perde a capacidade de ser feliz, a capacidade de perdoar.

A vingança é a mais destruidora de todas as emoções humanas e, a gratidão, a mais sadia! Esse processo que me refiro elimina a vingança! A coisa mais importante que você pode fazer é perdoar. Se sentirá mais feliz, mais sadio e se divertirá muito. Há muitos benefícios em deixar que a pessoa saiba que foi perdoado. Você ficará surpreso com a reação que despertará. O perdão sincero de sua parte fará de você um excelente vencedor! Um excelente campeão!

A beleza de fazer a paz com qualquer pessoa é um momento único, um compromisso pelo bem, uma manifestação de gratidão, uma manifestação de humildade. Quero enfatizar, se você tiver dificuldade em perdoar a si mesmo, deve procurar aconselhamento baseado na Bíblia, se quer conseguir isso! Perdoar a si mesmo e aos outros é muitas vezes um processo, e não um acontecimento. Paciência e orações podem ser seus maiores ativos e recomendo que as pratique na medida em que forem necessárias! Os resultados justificarão amplamente o tempo e o esforço despendidos.

Qualquer que seja a idade, há no coração de cada ser humano o amor da maravilha, do desafio aos fatos, de uma infalível sensação de praticar o bem e pelo que vem no jogo da vida. No âmago do seu coração, há uma câmara de gravação. Enquanto ela receber mensagens de beleza, esperança, alegria e coragem, você é um ser humano extremamente feliz e realizado.

A coragem, suas convicções certas, construídas sobre a integridade, a confiança, a determinação, o senso de superação, potencializará seu desempenho e lhe dá oportunidade infinitamente melhor de ter sucesso em todas as áreas da vida. A convicção precede sempre o compromisso sério. As pessoas que têm a convicção de uma missão são muito mais convincentes quando falam dessas convicções aos outros. É preciso coragem para assumir compromissos!

Liberdade e oportunidade. Quando você exercita sua liberdade tem a capacidade de exercer opções, livre-arbítrio, de fazer escolhas. Aí entra a honestidade e a integridade. Identificamos algumas liberdades adicionais que ganhamos em relação à vida: imunidade contra más atitudes, baixa produtividade, motivação insuficiente, atribuição de culpa a alguém, egoísmo, falta de tempo, desonestidade, medo, desconfiança, autoimagem medíocre, falta de direção, ausência de trabalho de equipe e coerência de orgulho, além da liberdade de fazer certo as coisas certas!

Já falei em nossas reflexões sobre ética, moral, valores e qualidades que dão à pessoa meios de ser bem-sucedida em todos os aspectos da vida, mas cabe salientar que um grande benefício derivado do desenvolvimento dessas qualidades é a própria liberdade! Pense no medo em que vivem os desonestos - medo de que a lei emparelhe com eles, que sejam presos, que talvez cumpram pena de prisão, causem embaraço a si mesmos, neguem à família a presença e o sustento, para não mencionar a orientação e direção que lhe deviam estar fornecendo. A liberdade de roubar, quando exercida, literalmente joga o indivíduo numa armadilha e ele perde a liberdade que reivindica como sua. Mesmo que não seja preso, continua em grilhões! Pense nisso!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário