Se mantemos um sentimento de compaixão, de generosidade amorosa, de afeto, de mansidão com as pessoas, algo extraordinário abre nossa porta interior, podemos nos comunicar através dela com nossos semelhantes. Essa sensação de calor humano gera uma espécie de abertura. Todos os seres humanos são exatamente como cada um de nós. Podemos nos relacionar com eles com a maior facilidade. Isso nos confere um espírito de amizade! Isso gera nos outros uma sensação de confiança: elimina dúvidas, fortalece vínculos, uma paz de espírito saudável, nos faz crescer como ser humano.
Cultivar a generosidade e a compaixão nos conduz a uma melhor saúde e nos revigora na caminhada. Alcançar a verdadeira felicidade exige que efetuemos uma transformação na nossa perspectiva, no nosso modo de pensar, no nosso modo de agir. A capacidade de mudar de atitude, de mudar de postura, de mudar de opinião. Treinar a mente para a felicidade passa a ser uma possibilidade real.
Comportamento ético é uma característica interior que leva a uma existência mais feliz, mais realizada. A percepção é que uma mente disciplinada leva à felicidade completa; e uma mente não disciplinada leva ao sofrimento. A utilização correta da nossa inteligência e conhecimento consiste em provocar mudanças de dentro para fora, para desenvolver um bom coração. E é vital para garantir uma vida feliz e bem-sucedida.
Fomos feitos para procurar a felicidade! Acredito que os sentimentos de amor, afeto, intimidade e compaixão trazem a felicidade. Temos a base para ser feliz. E a natureza básica de qualquer ser humano é a serenidade, a simplicidade, a humildade, a generosidade. Trata-se de um fator indispensável no nosso dia a dia, todos os dias. Esses sentimentos que fazem um bem enorme às pessoas, produz efeitos benéficos para nossa saúde e bem-estar. Inversamente, sentimentos de frustração, de ressentimento, de medo, de agitação e raiva podem ser danosos à nossa saúde.
A natureza humana é bondosa, meiga, carinhosa. São características predominantemente da natureza humana. Faz parte do ser humano. Enquanto que, a raiva, a violência e a agressividade, não fazem parte da nossa natureza mais básica, mais profunda. Um coração amoroso pode ser usado para dominar a agressividade e resolver conflitos. Criar fortes laços de afinidade para resolver conflitos, pode estar profundamente enraizada na natureza do ser humano.
Todos os seres humanos podem ter como dom especial, dom natural, a semente da compaixão dentre de si. Comportamento atencioso! Comportamento de servir aos outros. A capacidade e o objetivo de trazer prazer e felicidade aos outros seres humanos. Afirmo convicto: a natureza básica da humanidade é bondosa em vez de agressiva! Encarar os outros como seres essencialmente bondosos, nos ajuda a relaxar, a confiar, a viver tranquilos. Essa atitude nos torna mais felizes!
Um objetivo legítimo de procurar a felicidade, pode exercer uma profunda mudança em nossas vidas. Nossa existência diária é repleta de esperança! Devemos desenvolver boas qualidades humanas essenciais - o carinho, a bondade, a compaixão e o amor. Com tudo isso nossa vida ganha significado e se torna mais tranquila, mais feliz! O propósito de nossa vida precisa ser positivo!
Estimular a ideia de compaixão, de generosidade, de humildade, de simplicidade - cria uma atmosfera amiga e prazerosa! Cria a possibilidade de se ter uma vida significativa e estimulante. Abordar os outros com a ideia de compaixão na mente, na cabeça, é a melhor forma de conseguir isso. Todos temos a semente da perfeição e a compaixão é necessária para estimular essa semente que é inerente no nosso coração e na nossa mente. Nada mais é do que a prática de atos relacionados à bondade, generosidade, tolerância, doação pessoal.
Intimidade - o desejo da intimidade é o desejo de compartilhar nosso eu mais profundo com outra pessoa! O desejo da doação pessoal, do compartilhamento de ideias, da serenidade de espírito. Compartilhar vidas! É preciso ter a coragem de expandir nosso conceito de intimidade. Formando laços profundos e autênticos baseados na nossa humanidade comum. Opção em servir aos outros seres humanos.
Creio que a empatia no desenvolvimento da compaixão é um fator importante. É a capacidade de avaliar o sofrimento do outro. É extremamente útil ser capaz de procurar pôr-se no lugar da outra pessoa e ver como se reage à situação. Agindo dessa natureza você passa a ser uma pessoa doce, generosa, de bom coração, porque ouviu e sentiu o outro ser humano.
Procurar construir um relacionamento verdadeiramente satisfatório, consiste em conhecer a natureza mais profunda da pessoa e relacionar-se com ela nesse nível. Nesse tipo de relacionamento há espaço para a prática da compaixão. Unir sua vidas - base correta para um relacionamento duradouro e cheio de generosidade. Fazer o bem aos outros. Servir com a mente e o coração aos outros seres humanos. Fazer doação pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário