INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

domingo, 3 de julho de 2016

Ser Agradável é o Grande Segredo das Relações Humanas.

Amar é ser paciente, tolerante, agir com bondade, com humildade, com respeito (princípio básico de qualquer relacionamento), abnegação, sinceridade e muito compromisso. É uma ótima definição de caráter e das qualidades essenciais de um autêntico ser humano. Amar é nos doar aos outros, nos dar aos outros e tratá-los como gostaríamos de ser tratados. É a regra de ouro! Nunca encontrei alguém que discordasse disso.

Digo e afirmo que é um amor incondicional, baseado no comportamento com os outros, sem exigir absolutamente nada em troca. Um amor que se expressa pelo comportamento e pela escolha, não um sentimento de amor. Amor é o que se faz, não o que se sente! O amor é extremamente contagiante!

Entendo, acho, que a melhor maneira de se comunicar com os outros, consiste em construir relações saudáveis e tratá-los como pessoas importantes, que realmente são. Com gratidão, apreço, generosidade, afeto e com muita paciência e admiração, procurando valorizá-las e valorizar suas contribuições. Você sabe que a gratidão é a mãe de todas as virtudes! Um pouco de gratidão e valorização, ajudam muito. Valorizar, agradecer, demonstrar respeito. E respeitar é, simplesmente, dar a devida importância às pessoas, porque elas são de fato importantíssimas.

Quando agimos de forma desrespeitosa, fazemos um saque enorme na conta bancária emocional que as pessoas mantêm conosco. Há um velho ditado que fala sobre isso. As pessoas esquecem o que dizemos, mas nunca esquecem o que fazemos sentir!

Ouvir é um ato de respeito, um ato de amor e um modo muito especial de abraçar emocionalmente os outros. Hoje, a grande maioria das pessoas, não escuta com a intenção de compreender, mas de responder. As pessoas têm profunda necessidade de serem ouvidas. É onde você pratica o amor verdadeiro! Quando ouve as pessoas. Ser agradável é o grande segredo das relações humanas!

Homenagear as pessoas, demonstrar respeito, demonstrar amor, carinho, afeto, celebrar o sucesso e festejar, ajudam muito as pessoas a crescer e dar o melhor de si em tudo o que fazem. Não suporto conflitos. Não gosto de conflitos. Não aguento qualquer clima de tensão. Para mim, isso é um grande desafio. Ser capaz de assumir responsabilidade pelo próprio ato é uma tremenda necessidade humana. Isso envolve senso de missão, valores, princípios, excelência e trabalho árduo. 

Senso de compromisso - aprimoramento contínuo e excelência - demonstrar esse compromisso através de sua própria excelência e de sua disposição permanente em mudar, crescer e dar o melhor de si à missão. O compromisso com o aprimoramento contínuo e com o crescimento pessoal e profissional é essencial para as pessoas saudáveis. 

Conheço pessoas arrogantes, que pensam saber tudo e se acham espertas demais para receberem ajuda ou serem avaliadas. Meu irmão, a humildade envolve tirar a máscara do "eu sou o bom, eu sou o maior, eu sou perfeito, não aceito críticas", então, seja paciente, gentil, humilde e extremamente respeitoso.  Não consigo imaginar alguém dizendo que prefere ser impaciente, arrogante, indelicado, desrespeitoso, egoísta, falso e sem compromisso!

O mundo está carente, necessitado, de pessoas com caráter, que sirvam aos outros, atendendo suas reais necessidades legítimas e influenciando-os na ação e na busca da excelência e do crescimento contínuo. Você tem que ter habilidade de influenciar as pessoas com entusiasmo, por um objetivo, voltado para o bem comum, sempre com caráter e que inspire confiança e excelência. Assim, é preciso criar uma tensão saudável para que as pessoas ajam com seriedade em busca da mudança e do aprimoramento.

Tratar uns aos outros com respeito e gentileza, consideração e bondade. As pessoas sentem-se atraídas. Nunca vi isso falhar. A construção das ligações afetivas entre as pessoas exigem grande esforço e uma inabalável determinação. Mas o fruto desse esforço é enorme, grandioso... Mas, sempre, com um espírito de gentileza, gratidão e respeito. E, é claro, somos agradáveis e cordiais!

É preciso esforço e humildade para olhar para dentro. Refiro-me aos defeitos que todos temos e que prejudicam a construção de relacionamentos. Existem barreiras e, as mais comuns, incluem coisas como: arrogância, presunção, incapacidade de perdoar, falta de respeito com os outros - não reconhecer os direitos alheios e desonestidade, falsidade e não ser confiável!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário